Poucas coisas são tão irritantes do que uma internet muito lenta, ainda mais quando necessitamos dela para trabalhar ou estudar. Além disso, nosso tempo livre também é muitas vezes comprometido devido essa lentidão. Afinal de contas, na era dos streamings de lista iptv paga uma boa conexão é essencial para que possamos assistir nossos filmes e séries prediletos sem travamentos.
Uma dica importante para evitar dores de cabeça é sempre pesquisar a opinião dos clientes dos provedores de internet disponíveis na sua região antes de contratar um plano, analisando a opinião dos usuários em sites como o Reclame Aqui. Esta estratégia também deve ser utilizada em outros serviços, tais como planos de dados móveis ou na aquisição da casa própria.
Além disso, se você já contratou seu provedor de internet, você também pode verificar a velocidade da conexão para ver se o provedor realmente oferece o que foi acordado no contrato. Há várias aplicações que realizam este teste gratuitamente e se a violação do contrato pelo fornecedor for confirmada, você pode tomar as medidas apropriadas.
Alguns sinais da não entrega do serviço por parte do provedor podem ser observadas quando as páginas de websites levam mais tempo que o normal para carregar ou quando os vídeos reproduzidos nos canais de streaming como Netflix, Prime Video ou Globo Play travam com frequência ou ficam com baixa qualidade.
Redução de preços
Uma das ações possíveis a partir do instante em que for estabelecido que o contrato não foi cumprido pelos provedores de serviços de internet é um pedido de desconto na mensalidade. Segundo Bárbara Simão, especialista em direitos digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Proteção ao Consumidor), é possível fazer este pedido tanto em caso de interrupção como em caso da internet se tornar mais lenta do que o habitual.
Nas duas situações, a própria reclamação do consumidor à empresa sobre a falta de um sinal ou lentidão irá gerar um registro e um número de protocolo de serviço e isso servirá como prova. A velocidade da conexão, como dito antes, pode ser testada usando sites de monitoramento de banda larga. É indicado também que você observe se você teve o desconto na sua conta.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) diz que quando é necessário interromper ou diminuir a velocidade do serviço devido a manutenção, expansão da rede ou fatores similares deve ser amplamente difundida essa informação aos assinantes que serão prejudicados, com pelo menos uma semana de antecedência. Além disso, eles devem receber um desconto em sua fatura.
Nas situações em que o desconto não é concedido, o indicado é que o usuário reclame junto às organizações proteção e defesa do consumidor.
Saiba como fazer a reclamação
Após verificar a existência de uma falha ou instabilidade na conexão, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da sua operadora. Nessa etapa é importante deixar anotado o número do protocolo informado pelo atendente e a troca de mensagens.
Caso a operadora não responda ou responda inadequadamente a solicitação, você pode entrar em contato com a Anatel. O contato pode ser feito pelo telefone 1331 ou 1332 (para surdos) ou através do aplicativo “Anatel Consumidor”. Mais uma vez, é importante deixar anotado o protocolo de atendimento, que será útil cada vez que a agência for contatada por você. Outra possibilidade é procurar o PROCON (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu Estado.
No ano de 2018, as reclamações relacionadas a problemas como falhas na internet, instabilidade e baixa qualidade do sinal representavam 18,5% do número total de reclamações relacionadas à internet fixa no portal do consumidor.gov.br. Houveram 4.696 reclamações em um universo de 25.314.
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